Coreia do Sul promete resposta sem precedentes ao teste nuclear do Norte
Presidente do país pediu que China dialogue com Pyongyang para garantir segurança internacional
Camila Stucaluc
O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, fez um alerta, na 2ª feira (29.nov), sobre uma resposta sem precedentes caso a Coreia do Norte realize um novo teste nuclear. Apesar de não fornecer mais detalhes sobre o plano, o líder afirmou que a resposta seria conjunta com os aliados Estados Unidos e Japão.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Seria extremamente imprudente para a Coreia do Norte realizar um sétimo teste nuclear. Devemos responder de forma consistente e em sintonia uns com os outros", disse Suk-yeol à Reuters. Ele pediu ainda que a China, aliado mais próximo de Pyongyang, dialogue com o país para garantir a segurança e estabilidade internacional.
A declaração acontece em meio à tensão entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, que insiste na desnuclearização da nação vizinha. Isso porque, desde o início deste ano, Pyongyang vem realizando um número de testes balísticos sem precedentes e já expressou o desejo de implantar capacidades nucleares no plano de defesa.
+ "Não haverá paz duradoura com vitória da Rússia na Ucrânia", diz Otan
Em agosto, Seul ofereceu um grande pacote de ajuda, envolvendo alimentos e energia, à Coreia do Norte em troca da desnuclearização. A proposta, no entanto, foi negada pelas autoridades norte-coreanas, que classificaram o ato como "cúmulo do absurdo", descartando a possibilidade de negociações.