Publicidade
Mundo

Coreia do Sul promete resposta sem precedentes ao teste nuclear do Norte

Presidente do país pediu que China dialogue com Pyongyang para garantir segurança internacional

Imagem da noticia Coreia do Sul promete resposta sem precedentes ao teste nuclear do Norte
Declaração acontece em meio à tensão entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, que insiste na desnuclearização da nação vizinha | Flickr
• Atualizado em
Publicidade

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, fez um alerta, na 2ª feira (29.nov), sobre uma resposta sem precedentes caso a Coreia do Norte realize um novo teste nuclear. Apesar de não fornecer mais detalhes sobre o plano, o líder afirmou que a resposta seria conjunta com os aliados Estados Unidos e Japão.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Seria extremamente imprudente para a Coreia do Norte realizar um sétimo teste nuclear. Devemos responder de forma consistente e em sintonia uns com os outros", disse Suk-yeol à Reuters. Ele pediu ainda que a China, aliado mais próximo de Pyongyang, dialogue com o país para garantir a segurança e estabilidade internacional.

A declaração acontece em meio à tensão entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, que insiste na desnuclearização da nação vizinha. Isso porque, desde o início deste ano, Pyongyang vem realizando um número de testes balísticos sem precedentes e já expressou o desejo de implantar capacidades nucleares no plano de defesa.

+ "Não haverá paz duradoura com vitória da Rússia na Ucrânia", diz Otan

Em agosto, Seul ofereceu um grande pacote de ajuda, envolvendo alimentos e energia, à Coreia do Norte em troca da desnuclearização. A proposta, no entanto, foi negada pelas autoridades norte-coreanas, que classificaram o ato como "cúmulo do absurdo", descartando a possibilidade de negociações.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade