Portugal promete devolver tesouros a países colonizados, como o Brasil
Entre os itens estão obras de arte, bens culturais, objetos de culto e até ossadas
O Brasil, assim como as outras 14 ex-colônias de Portugal, devem receber de volta seus tesouros originais levados durante as explorações dos séculos XV e XVI, quando o país europeu conquistou o título de primeiro império global.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ainda não se sabe quais são, pois será elaborado um inventário. A lista será elaborada logo que seja formado um grupo de trabalho, afirmou o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, ao semanário Expresso desta 6ª feira (25.nov).
O grupo será formado por diretores de museus e universitários de áreas afins. O trabalho pode demorar, conforme a historiadora Isabel de Castro: "tudo identificado como pilhado ou roubado deve ser devolvido, mas não é fácil saber se foram pilhados, trocados, vendidos ou oferecidos".
Entre os objetos, conforme o jornal, estão "obras de arte, bens culturais, objetos de culto e até restos mortais ou ossadas retiradas das suas comunidades originais". As devoluções não acontecem por simples empatia, há pressão popular.
Há um ano a escultura Padrão dos Descobrimentos foi pichada com a seguinte frase: "Velejando cegamente por dinheiro, a humanidade afunda-se num mar escarlate". Aliás, até o próprio monumento vem sendo avaliado, assim como os museus que exaltam as explorações. A população portuguesa estaria dividida entre o orgulho de ter sido tão grande no passado e o desejo de ser justo no presente.
Veja também: