Oprah do Oriente Médio: Nashwa Al Ruwaini e a participação de mulheres na mídia
Principal rosto do mundo árabe, Al Ruwaini palestrou no Global Media Congress
Giovanna Colossi
Lis Cappi
Karyn Souza
Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos -- No país onde cobrir rostos femininos, total ou parcialmente, é uma das imagens recorrentes e características, coube a duas mulheres serem "a cara" do que seria o novo modelo de comunicação do governo da maior e mais progressista cidade dos Emirados Árabes Unidos, na primeira edição do Global Media Congress, encontro que reúne agências, empresas e veículos de imprensa de todo o mundo. Simbólico, para dizer o mínimo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Juntas, a Diretora Geral do Escritório de Mídia do Governo de Ras Al Khaimah, Heba Fatani, e a produtora e apresentadora, Nashwa Al Ruwaini, debateram as estratégias do governo árabe para aprimorar sua comunicação interna e externa. Fatani, apresentando sua experiência como líder da área no país; já Nashwa, como a figura que, diariamente, desde os 16 anos, conversa com milhares de mulheres árabes pela TV.
Ao SBT News, Nashwa relembrou o início da carreira quando ainda havia muitos tabus relacionados à presença feminina na mídia e parabenizou as últimas iniciativas do governo do país para incluir cada vez mais as mulheres em espaços de poder.
"A indústria da mídia é uma indústria muito difícil. Eu comecei bem novinha, com 16 anos, quando era um tabu ser mulher na mídia. Desde então, a mídia percorreu um longo caminho e somos muito privilegiadas por estar nos Emirados Árabes Unidos neste momento", afirmou.
"O empoderamento das mulheres na mídia está prevalecendo e nossos líderes nos deram o empurrão que merecemos. Nossa ministra da Cultura é uma mulher, nossa ministra da Juventude é uma mulher, e a maioria das produções que fiz como produtora executiva e produtora ou mesmo como apresentadora no ar visava apenas o empoderamento das mulheres em nossa parte do mundo. O legado provou ser incrivelmente benéfico para todas as mulheres e esse é apenas o começo", continuou.
Questionadas sobre a importância do congresso, primeiro do tipo na região, para o empoderamento das mulheres, a empresária e apresentadora apontaram para a grande presença feminina no evento, tanto nacional quanto internacional.
"Olhe em volta, olhe para as mulheres. Quantas mulheres você vê carregando uma câmera ou com o microfone ou com o iPad na mão.", disse. "Um dos principais pilares do avanço é ter algo grande para que você possa elevar o nível de referência. Você pode aprender, pode trocar conhecimento e trocar inspiração e é exatamente isso que está acontecendo. Você tem pessoas de todo o mundo reunidas em um lugar e discutindo. Este é o começo de um diálogo".
O Congresso Global de Mídia acontece em Abu Dhabi de 15 a 17 de novembro. Como parceiro, o SBT News estará presente com um stand próprio.
Leia também
+ Global Media Congress terá dois palcos e laboratório de mídia
+ SBT News participará do Global Media Congress em Abu Dhabi
+ Futuro da indústria de mídia é o principal tema do Global Media Congress