Publicidade
Mundo

Em reunião do G20, Indonésia, Congo e Brasil lançam Aliança das Florestas

Novo bloco quer, além de pagamentos para proteger, investimentos no desenvolvimento sustentável da bioeconomia

Imagem da noticia Em reunião do G20, Indonésia, Congo e Brasil lançam Aliança das Florestas
Amazônia
• Atualizado em
Publicidade

Em vez da 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), que acontece no Egito, em Sharm El-Sheikh, foi na reunião do G20 -- as 20 maiores economias do mundo -- realizada na Indonésia, que o país anfitrião, junto a Congo e Brasil, anunciaram a Aliança das Florestas.

O bloco bieconômico foi formado para, além de facilitar negociações com outros países, incentivar que os negócios sustentáveis em meio às florestas evolua, com cooperação de técnicas, até que surjam novas commodities. O grupo também trabalha na formulação de um mecanismo de financiamento, a ser lançado na 15ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP15). O evento acontecerá no Canadá, em Montreal, em dezembro.

O projeto da tríplice tem como base a importância de suas florestas -- mais de 50% da vegetação nativa do mundo estão nesses três países -- como reguladoras do clima. Por isso, esperam receber pagamentos "por serviços ecossistêmicos", diz o documento, ao "agregar valor à conservação, recuperação e gestão sustentável de florestas e engajar o setor privado, povos indígenas e comunidades locais", complementa, citando ainda a erradicação da pobreza.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade