COP27: Índia, que sempre fugiu do debate, anuncia estratégia Net Zero
Com dependência dos combustíveis fósseis, promessa do país é vista com bons olhos, mesmo com prazo longo
Pablo Valler
A Índia, terceiro maior emissor de gases de efeito estufa do mundo, apresentou como planeja adaptar e investir na neutralização das emissões de gases de estufa -- política Net Zero -- até 2070. Foi durante a 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), que acontece no Egito, em Sharm El-Sheikh.
Entre as metas, está a descarbonização dos combustíveis usados na mobilidade urbana, assim como redes mais inteligentes de transporte público. A construção civil, crescente no país, também receberá investimentos para ser menos poluente. Não são projetos inovadores. Mas, o fato de terem sido anunciados por um dos países que mais fugiu dos debates, chamou atenção.
Em 2015, os em torno de 200 países signatários da Organização das Nações Unidas acordaram em lançar as Estratégias de Desenvolvimento e Baixas Emissões de Longo Prazo (LT-LEDS). Não havia um prazo, mas eram esperadas para o ano seguinte. De lá para cá, apenas 57 países cumpriram com o compromisso -- só de apresentar o plano -- até agora.
Veja também: