Putin não participará da cúpula do G20, diz embaixada russa na Indonésia
País deve ser representado pelo ministro das Relações Exteriores; Zelensky também foi convidado
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não participará da cúpula de líderes do G20 - bloco econômico. Segundo informado pela embaixada russa na Indonésia, o país será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, que deve ingressar na reunião, que acontece na próxima semana, de forma virtual.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Posso confirmar que Sergei Lavrov vai liderar a delegação russa ao G20. O programa do presidente Putin ainda está a ser elaborado", disse Yulia Tomskaya, chefe de protocolo da embaixada. Ela ressaltou que a participação do líder russo ainda está sendo considerada em uma das reuniões virtuais do grupo econômico.
O encontro entre os países, que representam cerca de 80% da economia mundial, acontece nos dias 15 e 16 de novembro, na Indonésia. No decorrer do ano, o país sofreu forte pressão do Ocidente para excluir a Rússia da cúpula, em resposta à invasão na Ucrânia, mas argumentou que deveria permanecer neutro em meio ao conflito.
+ "Ucrânia não cederá um único centímetro do leste", diz Zelensky
Na última semana, o governo ucraniano confirmou a presença de Volodymyr Zelensky na reunião. De acordo com o porta-voz da chefia do Executivo, Serhii Nikiforov, o chefe de Estado, apesar de não fazer parte do bloco, deve se pronunciar de maneira virtual.