EUA, Coreia do Sul e Japão formam aliança e alertam Coreia do Norte
Países prometem "resposta sem precedentes" em caso de teste nuclear por Pyongyang
Representantes dos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão se encontraram, nesta 4ª feira (26.out), e firmaram uma aliança contra o uso de armas nucleares. Segundo os diplomatas, o acordo acontece em meio às ameaças constantes da Coreia do Norte de realizar um teste nuclear, o que vem intensificando o atrito entre os países.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Concordamos que uma escala de resposta sem precedentes seria necessária se a Coreia do Norte avançasse com um teste nuclear", disse o primeiro vice-ministro das Relações Exteriores sul-coreano, Cho Hyun-dong. Ele reforçou os pedidos para que Pyongyang contenha novas provocações, que podem desestabilizar a região.
A Coreia do Norte vem realizando testes balísticos em um ritmo sem precedentes neste ano, chegando a mais de 20 mísseis de longo e curto alcance, incluindo um que sobrevoou o Japão. Apesar do equipamento ter caído no Oceano Pacífico, o país ficou em alerta e pediu a evacuação de moradores do nordeste, além de suspender as viagens de trem.
No início da semana, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul trocaram tiros de advertência, no oeste da fronteira marítima. Militares de Seul disseram que dispararam contra um navio mercante norte-coreano que cruzou a Linha de Limite Norte. Cerca de 90 minutos depois, Pyongyang respondeu com o lançamento de 10 projéteis.
+ Coreia do Norte faz novos disparos de mísseis: "aviso aos inimigos"
Apesar dos países pedirem o desarmamento nuclear da Coreia do Norte, o líder Kim Jong-un alega que as armas são necessárias para combater possíveis ameaças, bem como para defender o governo.