Espião russo é preso se passando por brasileiro na Noruega
Homem estava no país desde 2021 e, segundo jornais locais, teria pesquisado a fronteira ártica do país com a Rússia
Um homem suspeito de ser um espião russo foi preso na Noruega nesta 3ª feira (25.out). O suposto espião se passava por cidadão brasileiro e entrou no país como professor convidado de uma universidade local.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os investigadores acreditam que ele estava na Noruega, membro da Otan, sob um nome e identidade falsos enquanto trabalhava para um dos serviços de inteligência da Rússia. Segundo o Serviço de Segurança da Polícia Norueguesa, conhecido como PST, ele será expulso do país escandinavo por "representar uma ameaça aos interesses nacionais fundamentais". Até lá, ele ficará um mês sob prisão provisória.
Ainda segundo o serviço de segurança, o homem está no país desde 2021 e pesquisou as regiões do norte e ameaças híbridas, já que a fronteira ártica da Noruega com a Rússia tem 198 quilômetros de comprimento.
Vários cidadãos russos foram detidos na Noruega nas últimas semanas. Entre eles, três homens e uma mulher que foram vistos supostamente tirando fotos no centro de Oslo. Eles foram liberados.
* Com informações da Associated Press