Publicidade
Mundo

Em Downing Street, Sunak diz que foi eleito para corrigir erros de Truss

Novo premiê do Reino Unido reconheceu crise econômica e afirmou que "decisões difíceis" serão tomadas

Imagem da noticia Em Downing Street, Sunak diz que foi eleito para corrigir erros de Truss
Após a renúncia de Boris Johnson, em julho, o político ficou em segundo lugar nas eleições internas do Partido Conservador | Reprodução/Twitter Conservatives
• Atualizado em
Publicidade

O ex-ministro das Finanças Rishi Sunak fez o primeiro discurso oficial como premiê do Reino Unido, nesta 3ª feira (25.out). Posicionada em Downing Street, o político disse que aceitou o convite do rei Charles III para liderar o governo e corrigir os erros cometidos pela antiga primeira-ministra, Liz Truss, que renunciou ao cargo após 45 dias de mandato.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Neste momento, nosso país está enfrentando uma profunda crise econômica. Quero prestar homenagem à minha antecessora Liz Truss. Ela não estava errada em querer melhorar o crescimento neste país. É um objetivo nobre e eu admirava sua inquietação em criar mudanças. Mas alguns erros foram cometidos", disse Sunak.

O novo premiê afirmou que "decisões difíceis" precisarão ser tomadas devido à situação econômica do país, parte prejudicado pela guerra na Ucrânia. Ele ressaltou ainda que firmou um compromisso em "restaurar a confiança" da população no Partido Conservador, que está elegendo o terceiro primeiro-ministro desde as eleições gerais de 2019.

"A confiança é conquistada, e eu ganharei a sua. Entendo também que tenho trabalho a fazer para restaurar a confiança depois de tudo o que aconteceu. Tudo o que posso dizer é que não estou assustado. Conheço o alto cargo que aceitei e espero cumprir suas exigências", frisou Sunak, acrescentando que irá "unir o país com ações, e não palavras".

+ "Reino Unido precisa de mudanças ousadas", diz Truss em último discurso

Filho de imigrantes de origem indiana, Sunak estudou política, filosofia e economia na Universidade de Oxford. Após a renúncia de Boris Johnson, em julho, o político ficou em segundo lugar nas eleições internas do Partido Conservador, perdendo para Truss. Agora, o premiê pode governar até 2024, ano em que ocorrrem as eleições gerais. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade