Membros do BTS vão cumprir serviço militar na Coreia do Sul
Banda entrará em hiato por três anos; até 2025
Os membros da banda de K-pop BTS vão cumprir o serviço militar obrigatório, anunciou a agência do grupo nesta 2ªfeira (17.out). Com isso, a boyband entrará em hiato e só voltará aos palcos "por volta de 2025".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A decisão vem após longos meses de debate na Coreia do Sul se os artistas deveriam ou não receber isenções por causa de suas realizações artísticas para o país. Jin, membro mais velho do BTS, faz 30 anos em dezembro, idade em que os homens não podem mais adiar o alistamento. Outros membros estão atualmente entre 25 e 29 anos, com Suga completando 30 em março.
De acordo com a lei sul-coreana, a maioria dos homens fisicamente aptos é obrigada a cumprir de 18 a 21 meses de serviço militar, mas isenções especiais foram concedidas para atletas e artistas que se destacam em certas competições internacionais vinculadas ao prestígio nacional.
Uma das razões das Forças Armadas do país ter decidido por alistar os popstars é que seria "desejável" que os membros do BTS cumprissem seus deveres militares para garantir justiça no serviço militar do país.
Após o alistamento, Jin e outros membros do BTS receberão cinco semanas de treinamento de combate antes de serem designados para unidades e funções específicas, de acordo com funcionários da Administração de Recursos Humanos Militar, que enfatizaram que os cantores passariam pelo mesmo processo que outros homens sul-coreanos.
Enquanto os militares da Coreia do Sul há anos designam artistas alistados para tarefas relacionadas à produção de material de rádio e TV promovendo as forças armadas, o sistema de "soldado do entretenimento" foi aposentado em 2013 após reclamações sobre justiça.
O ministro da Defesa, Lee Jong-sup, disse em agosto que, se os membros do BTS se juntarem às forças armadas, eles provavelmente poderiam continuar praticando e realizando turnês no exterior.
A banda -- seus outros membros sendo J-Hope, RM, Jungkook, V e Jimin -- foi lançada em 2013 e tem uma legião de fãs pelo mundo.
* Com informações da Associated Press