Elenco de milhões se une em "Amsterdam"
Filme estreia nos cinemas brasileiros nesta semana
Cleide Klock
Fatos históricos e ficção se misturam nesta trama que nos leva direto à década de 1930. "Amsterdam", que estreia nesta quinta(6), tem suspense, drama, mistério e comédia. Mas, o que salta aos olhos é o elenco de milhões, comandado por um dos grandes nomes do cinema americano, David O. Russell, indicado cinco vezes ao Oscar e responsável por obras como "O Lado Bom da Vida" (2012), "O Vencedor" (2010) e "A Trapaça"(2013).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Como é de costume em seus filmes, David O. Russell, conseguiu atrair grandes estrelas como Christian Bale ("Batman: O Cavaleiro das Trevas"), Margot Robbie ("Eu, Tonya") e John David Washington ("Infiltrado na Klan") que interpretam um grupo de amigos no centro da trama. Mas compõem ainda o elenco nomes como Anya Taylor-Joy, Chris Rock, Michael Shannon, Mike Myers, Taylor Swift, Zoe Saldaña, Rami Malek, Robert De Niro, entre outros.
"Minha aspiração como escritor e diretor com Christian (Bale), trabalhando ao longo de cinco anos de reuniões em uma lanchonete, Margot provavelmente fez parte disso por três ou quatro anos e John David, pelo menos 18 meses disso, é ver atores da maneira que você nunca os tinha visto antes. Isso para mim é o meu efeito especial. É a diversão de ver essas personagens, conhecê-las e querer sair com elas, passar tempo com elas e vê-las enfrentando as adversidades com grande senso de humor, senso de amor pela vida, apesar dos problemas", contou o diretor e roteirista David O. Russel.
A parceria com Christian Bale atravessa a década, trabalharam juntos em "O Vencedor" (2011) - que rendeu a Bale o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante - e em "Trapaça" (2013), no qual também teve indicação ao Oscar como Melhor Ator.
"David adora fazer filmes sobre pessoas que amam a vida, que inspiram e dão esperança", disse Bale.
1º Guerra Mundial + imaginação + o lado bom da vida
O diretor se inspirou em personagens e acontecimentos da vida real para escrever essa história, mas mesclou tudo isso com sua fértil imaginação, em um enredo que acima de tudo fala de amizade.
"A vida pode se tornar absolutamente esmagadora e dominadora. E você vê essas pessoas que passaram por um inferno absoluto e voltaram, poderiam ter se tornado pessoas absolutamente arrasadas, mas estão escolhendo a cada dia se recusar a isso, permanecendo otimistas, alegres em meio às desgraças, não deixando que isso as derrube. Russel sempre procura um tema em seus filmes, como você supera as injustiças da vida e ainda continua saindo com um sorriso e sendo alegre, sabe? Ao mesmo tempo que traz este pano de fundo de um evento aterrorizante real que aconteceu nos Estados Unidos e que quase ninguém sabe", conta o ator.
Burt, personagem de Christian Bale, é um médico que conheceu a enfermeira Valerie (Margot Robbie) e o advogado Harold (John David Washington) durante a Primeira Guerra Mundial. Cada um vem de um mundo diferente, com ideias distintas, e juntos fazem um pacto que no futuro os une novamente.
E, quando eles se veem suspeitos de um assassinato, descobrem grandes segredos da história dos Estados Unidos do entre-guerras. Tentam resolver o mistério e deparam com uma variedade de personagens peculiares, que formam o leque de celebridades-coadjuvantes.
"Eu me sinto atraída por coisas diferentes em trabalhos diferentes, e certamente por este filme em particular, me empolguei com a experiência que seria trabalhar com David, Christian Bale e Chivo ( diretor de fotografia). Esse filme trouxe muitas pessoas de uma lista de artistas com quem eu sempre quis trabalhar. Acho que teria muitos aqui para citar. Foi uma experiência maravilhosa. E sim, cada projeto é algo diferente e, no final das contas, confiei no meu instinto", falou Margot.
Além da coleção de celebridades, outros pontos altos de "Amsterdam"são a fotografia e o figurino, impecáveis, que devem colocar o filme na lista de premiações da temporada.
"Poderia facilmente ter muito ego neste set, certo? Quero dizer, quando você pensa no calibre desses atores, mas não! Era um dando força para o outro o dia todo para trazer o melhor de cada um, e é tudo que você quer quando vai a um set de filmagens. É um thriller cômico épico sobre amor, lealdade, assassinato e descobrimento, sobre o que mais importa para você na vida. Você sabe, qual é a sua Amsterdam?", disse Rami Malek.
Polêmicas além da tela
David O. Russel é tão premiado quanto polêmico em Hollywood. O cineasta coleciona histórico de comportamentos abusivos no set de vários filmes ao longo de sua carreira, que teriam resultado em agressão verbal e física do diretor de Amsterdam, além de ter denúncia de assédio sexual feita pela própria sobrinha, Nicole Peloquin.
Dentre os astros que já falaram abertamente sobre o mau comportamento do diretor no ambiente de trabalho - sobre assédio moral e físico - estão Lily Tomlin, Amy Adams, Paul Reubens e George Clooney, que em 2000, disse à revista Playboy que trabalhar com Russell em "Três Reis" (1999) foi "sem exceção, a pior experiência da minha vida". Os dois teriam terminado em uma briga física e violenta quando Clooney foi em defesa de um figurante que Russell havia se aproximado, agarrado, empurrado e chutado enquanto o repreendia verbalmente.
Além do elenco, a pergunta de milhões: vale separar o autor de sua obra?