Publicidade
Mundo

Alemanha recusa pedido trilionário da Polônia em danos de guerra

País considera questão monetária encerrada, mas mantém responsabilidade histórica

Imagem da noticia Alemanha recusa pedido trilionário da Polônia em danos de guerra
Declaração foi feita pela ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock | Reprodução/Twitter ABaerbock
• Atualizado em
Publicidade

A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, rejeitou o pedido trilionário da Polônia pelos danos sofridos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Em pronunciamento, a diplomata afirmou que a questão monetária referente à invasão nazista está encerrada, mas que o país mantém a responsabilidade histórica.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"É perceptível quão presente está essa dor até hoje, não só entre os que têm 90 anos, como também entre os de nove, porque a dor se herda de geração em geração", disse Baerbock, ressaltando a vergonha de Berlim pela "desumana campanha de opressão" e de "pura ananiquilação" na Polônia durante o regime nazista.

O pedido de indenização foi enviado à Alemanha pelo ministro das Relações Exteriores da Polônia, Zbigniew Rau. Ele pedia o pagamento de 1,3 trilhão de euros para reparação de saques monetários da época e das famílias das vítimas. No documento, o diplomata alegou que o país foi um dos primeiros a sofrer com a agressão alemã.

Pouco antes da decisão, Baerbock e Rau se encontraram em Varsóvia, onde participaram de uma reunião para discutir a implementação de mais ações para conter a guerra na Ucrânia. Os ministros trocaram opiniões sobre as sanções contra a Rússia e a necessidade de garantir a segurança energética. 

+ Alemanha condena ex-guarda nazista de 101 anos a cinco anos de prisão

+ Suspeito de entregar Anne Frank é identificado após 77 anos

O diplomata polonês também comentou sobre a construção de um monumento dedicado às vítimas da Segunda Guerra Mundial, em Berlim, e a questão de ensinar o polonês como língua nativa na Alemanha. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade