Publicidade
Mundo

Gorbachev é velado sem cerimônia de Estado na Rússia

Presidente russo não compareceu ao funeral; Ex-líder da União Soviética morreu na 3ªfeira, aos 91 anos

Imagem da noticia Gorbachev é velado sem cerimônia de Estado na Rússia
Funeral de Mikhail Gorbachev,
• Atualizado em
Publicidade

O ex-líder soviético Mikhail Gorbachev, que lançou reformas drásticas que ajudaram a acabar com a Guerra Fria e precipitaram a dissolução da União Soviética, foi enterrado neste sábado (3.set) após uma cerimônia de despedida com a presença de milhares de pessoas, mas esnobada pelo presidente russo, Vladimir Putin.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A recusa do Kremlin em declarar formalmente um funeral de Estado reflete sua inquietação com o legado de Gorbachev, que tem sido venerado em todo o mundo por derrubar a Cortina de Ferro, mas insultado por muitos em casa pelo colapso soviético e o colapso econômico que se seguiu, mergulhando milhões na pobreza.

Na 5ªfeira (1.set), Putin colocou flores em particular no caixão de Gorbachev em um hospital de Moscou, onde ele morreu. O Kremlin disse que a agenda lotada do presidente o impediria de comparecer ao funeral.

Gorbachev, que morreu na 3ª feira (30.set) aos 91 anos, foi enterrado no cemitério Novodevichy de Moscou ao lado de sua esposa Raisa, após uma cerimônia de despedida no Pillar Hall da Casa dos Sindicatos, uma opulenta mansão do século 18, perto do Kremlin, que serviu como o local para funerais de Estado desde os tempos soviéticos.

Na cerimônia de hoje, os enlutados passaram pelo caixão aberto de Gorbachev ladeado por guardas honorários, colocando flores enquanto uma música solene tocava. A filha de Gorbachev, Irina, e suas duas netas estavam sentadas ao lado do caixão.

A participação foi grande o suficiente para que a exibição fosse estendida por mais duas horas além das duas horas indicadas.

* Com informações da Associated Press

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade