Prazo de votação para novo premiê britânico termina nesta 6ª feira
Disputa está entre Rishi Sunak e Liz Truss; anúncio será feito no dia 5 de setembro
Camila Stucaluc
Termina às 17h desta 6ª feira (2.set) o prazo de votação para eleger o novo primeiro-ministro do Reino Unido. A disputa para suceder Boris Johnson, que renunciou ao cargo em meados de julho, está entre o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak, de 42 anos, e a ministra das Relações Exteriores, Liz Truss, de 47, considerada favorita.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ambos os candidatos vêm apresentando propostas desde julho, quando foram escolhidos como finalistas, para conquistar o voto dos cerca de 200 mil membros do Partido Convervador. O último encontro de Truss e Sunak foi na 5ª feira (1º.set), durante reunião da sigla em Londres. No total, os concorrentes participaram de três debates televisionados.
O novo premiê britânico está programado para ser anunciado no dia 5 de setembro, e deverá tomar posse automaticamente, uma vez que o Partido Conservador é majoritário na Câmara dos Comuns. No dia seguinte, o vencedor deve se encontrar com a rainha Elizabeth II, no castelo de Balmoral, na Escócia.
Apesar das expectativas, o novo representante do Reino Unido herdará a crise econômica atual, que está impactando cada vez mais no custo de vida dos moradores. Para outubro, por exemplo, o governo britânico estima alta de 87.06% no preço das contas de energia e gás. Somadas, as tarifas devem aumentar de 1.970 libras, em abril, para 3.576 libras.
Confira abaixo as principais propostas dos candidatos:
Liss Truss
- Pretende reverter o recente aumento do Seguro Nacional, que entrou em vigor em abril, e manter um orçamento de emergência;
- Promete acabar com o aumento planejado (19% para 25%) no imposto sobre as empresas;
- Pretende mudar os impostos para facilitar a permanência das pessoas em casa para cuidar de crianças ou parentes idosos.
Rishi Sunak
- Promete reduzir os impostos após controle da inflação;
- Pretende destinar os acordos salariais do setor público para órgãos independentes de revisão salarial;
- Promete descartar 5% da taxa sobre a energia elétrica por um ano caso o preço das contas ultrapasse 3 mil libras.
Leia também
+ Inflação acima dos dois dígitos ameaça 70% dos pubs no Reino Unido
+ Astronautas chineses concluem caminhada no espaço
+ O que se sabe sobre o autor de atentado a Cristina Kirchner