Reino Unido: disputa para suceder Boris Johnson entra na reta final
Novo primeiro-ministro deve ser anunciado no dia 5 de setembro; Liz Truss segue favorita
Camila Stucaluc
O processo de votação para eleger o novo primeiro-ministro do Reino Unido entra, nesta 2ª feira (29.ago), na última semana. A disputa para suceder Boris Johnson, que renunciou ao cargo em meados de julho, está entre o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak e a ministra das Relações Exteriores, Liz Truss, considerada favorita pelas pesquisas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No geral, os integrantes do Partido Conservador terão até o dia 2 de setembro para votar pelo correio. O novo premiê britânico está programado para ser anunciado três dias depois, no dia 5, e deverá tomar posse automaticamente, uma vez que o Partido Conservador é majoritário na Câmara dos Comuns.
Apesar de Truss aparecer 30 pontos na frente de Sunak, de acordo com as pesquisas mais recentes, a ministra vem enfrentando algumas críticas. Na última semana, por exemplo, o presidente da França, Emmanuel Macron, advertiu a candidata por dizer que ainda não havia decidido se o líder francês era "amigo ou inimigo" dos britânicos.
"Quem quer que seja considerado o futuro líder da do Reino Unido, não me questiono nem por um segundo, o Reino Unido é amigo da França. Se não somos capazes, entre franceses e britânicos, de dizer se somos amigos ou inimigos - o termo não é neutro - vamos ter problemas graves", defendeu Macron.
+ Inflação acima dos dois dígitos ameaça 70% dos pubs no Reino Unido
Com a população preocupada com o aumento do custo de vida, devido aos efeitos da guerra na Ucrânia e do Brexit, Truss e Sunak continuam apostando em propostas envolvendo a economia. Ambos os candidatos prometem, por exemplo, a redução de taxas e a manutenção das tarifas de energia, que podem aumentar até 80% em outubro.