Xiaomi lança robô capaz de reconhecer emoções e confortar humanos
Humanoide pesa 52 kg, mede 1,77 m de altura e foi apresentado em Pequim, na China
Luiza Bervian
A empresa de eletrônicos chinesa Xiaomi anunciou seu primeiro robô humanoide, o CyberOne. Entre outras funções, ele é capaz de detectar sentimentos, permitindo reconhecer 85 tipos de sons ambientais e 45 classificações de emoção humana. Ele pode até mesmo confortar a pessoa quando triste, segundo a marca.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O robô mede 1,77 m de altura e pesa 52kg. "Equipado com um módulo de visão de profundidade Mi-Sense autodesenvolvido e combinado com um algoritmo de interação de IA, o CyberOne é capaz de perceber o espaço 3D, além de reconhecer indivíduos, gestos e expressões, permitindo não apenas ver, mas processar seu ambiente", afirma nota da Xiaomi.
A chinesa afirma que em comparação com robôs industriais, que são valorizados por suas capacidades mecânicas especializadas, o principal desafio na construção de robôs humanóides é simular perfeitamente os processos humanos de percepção, cognição, tomada de decisão e execução em vários cenários.
Na apresentação do CyberOne, ele aparece entregando uma rosa ao CEO da empresa Lei Jun em Pequim, na China. A marca afirma que ele pode segurar objetos de até 1,5 kg em uma mão.
I was both nervous and thrilled to interact with him on stage. What did you think of his performance tonight? #CyberOne pic.twitter.com/Je1eXDYEGR
? leijun (@leijun) August 11, 2022
Conheçam o #CyberOne ?
? Xiaomi Brasil (@XiaomiBrasil) August 11, 2022
Meu novo colega de trabalho.
Não é uma gracinha?
Deixa seu like, pois ele tem sentimentos. pic.twitter.com/WkSZkiSIk7