Além do Pokemón e da Hello Kitty: Cultura pop japonesa conquista o mundo
Festival na Califórnia faz imersão no colorido e animado mundo do anime
Cleide Klock
O festival é de anime, mas a celebração abrange toda a cultura pop japonesa. Milhares de pessoas de vários países se reuniram em San Jose, na Califórnia, em três intensos dias de encontros (de 5 - 7 de agosto), na Crunchyroll Expo 2022. Depois de três anos, por causa da pandemia, o festival voltou a ser presencial, mas vários painéis também foram transmitidos via internet para os fãs terem acesso também on-line às novidades que chegarão ao cinema, streaming e aos consoles nos próximos meses e no ano que vem.
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O centro de convenções da cidade foi tomado por uma experiência imersiva repleta de cosplayers: a arte de se fantasiar com roupas, maquiagens, cabelos e muitos adereços para se transformar em personagens, sempre com muita personalidade.
O salão principal deu lugar a uma enorme feira com cerca de 100 expositores de brinquedos, roupas, acessórios e tudo mais que um consumidor-fã sempre sonhou. Mais de 150 artistas levaram suas obras, a maioria desenhos e pinturas, mas tinha, por exemplo, o Rei do Vegetal (The God of Vegetable), apelido de Okitsugu Kado. O sushiman profissional, com habilidade e faca afiada, que transforma frutas e verduras em obras de arte.
O mais esperado
Nas salas adjacentes, painéis trouxeram discussões com debates com criadores dos principais estúdios de animação japoneses como BONES e MAPPA. Dezenas de lançamentos de séries, novas temporadas, games e filmes também foram anunciados. O festival ainda trouxe bate-papo com dubladores dos personagens, diretores, sobre mangás, cosplay e até palestras sobre o que faz o Japão ser hoje um dos países que mais exportam cultura pop para o mundo e como os efeitos da Segunda Guerra influenciaram neste 'soft power': o poder que um país tem em projetar sua cultura globalmente.
De acordo com o palestrante, o jornalista Jason Yu, Japão e Coreia hoje empatam em terceiro lugar entre os países que mais exportam suas influências culturais, atrás somente dos Estados Unidos e Inglaterra.
"O Japão já ocupou esse lugar sozinho, mas com o crescimento dos coreanos no entretenimento, vistos o K-Pop, novelas, filmes e até no setor de cosméticos, o poder nipônico acabou sendo abafado pelos vizinhos", conta Yu.
Na parte da noite, grupos de J-Pop trouxeram para os Estados Unidos, a música que hoje não tem mais muita entrada no mercado americano, mas que há 20 anos era um fenômeno por aqui. No palco do New Crunchy City Music Fest SiM, ATARASHII GAKKO! e Burnout Syndromes embalaram milhares de pessoas com as músicas-tema de animações japonesas.
Brasil e América Latina
O Brasil é um dos maiores mercados do mundo das animações japonesas. O país naturalmente já tem muito contato com a cultura por ter a maior comunidade nipônica do mundo fora do Japão. Mas, é o gosto pelo pop inconfundível que atrai jovens às plataformas e produtos de anime, conta Mitchel Berger, vice-presidente de Comércio Global da Crunchyroll.
O serviço de streaming está desde 2012 no país, é dedicado exclusivamente à exibição de anime, foi comprado pela Sony no ano passado e se fundiu com a Funimation. O Brasil é o maior país de língua não inglesa e um dos cinco maiores mercados da plataforma, que oferece também jogos, mangás e mercadoria para eventos
"A gente vê no Brasil uma vibrante paixão dos fãs, seja pelos filmes que chegam aos cinemas, séries e longas de streaming e também os produtos relacionados com as produções", diz Mitchel em uma entrevista exclusiva ao SBT News.
Várias gerações brasileiras já foram marcadas pelas animações japonesas mas nem fazem relação e muitas vezes nem as reconhecem. Speed Racer, Dragon Ball, Pokémon, Cavaleiros do Zodíaco, O Garoto do Espaço, A Princesa e O Cavaleiro, National Kid são apenas alguns dos desenhos que desde a década de 1960 passaram na televisão brasileira.
"Sempre houve uma exposição da população mundial aos filmes e séries de anime, mas acredito o streaming, nos últimos dez anos, permitiu toda essa conectividade que deixou o mundo menor em termos de perspectiva digital, e fez com que as pessoas pudessem explorar mais conteúdos de outros lugares o que era quase impossível, nesta quantidade, há 30 anos", diz Berger.
A plataforma tem mais de 5 milhões de assinantes que pagam mensalidade no mundo, 120 milhões de usuários registrados e oferece a maior biblioteca do mundo com mais de 1.000 séries e filmes de anime.
Novidades
Uma das grandes novidades anunciada no evento é a chegada de Jujutsu Kaisen 0, que já havia sido exibido nos cinemas brasileiros em abril, mas estará na plataforma em 21 de setembro.
Filmes clássicos de anime como Akira, Your Name (11/8) e muitos outros também serão lançados na Crunchyroll todas às quintas-feiras, de 11 de agosto até outubro.
Chegarão também, mas ainda sem datas específicas: "Sword of the Stranger", "Afro Samurai: Resurrection" e "Sing a Bit of Harmony", além de filmes das franquias "Black Butler, Free!", "Fairy Tail", "PSYCHO-PASS" e "Code Geass".
No dia 18 de agosto a Crunchyroll lança no Brasil o filme Dragon Ball Super: SUPER-HERÓI, um dia antes da estreia nos Estados Unidos.
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