Publicidade
Mundo

Mísseis lançados pela China em exercício militar caem no mar do Japão

Disparos foram em resposta à visita de Pelosi a Taiwan; 5 mísseis teriam caído em águas japonesas

Imagem da noticia Mísseis lançados pela China em exercício militar caem no mar do Japão
Lançamento de míssil
• Atualizado em
Publicidade

Cinco dos 11 mísseis balístícos lançados pela China durante um exercício militar no estreito de Taiwan nesta 5ª feira (4.ago) caíram no mar do Japão, denunciou o ministro da defesa do país, Novuo Kishi, que classificou o episódio como uma "séria ameaça à segurança nacional do Japão e à segurança do povo japonês".

+ China reage à visita de Pelosi com exercício militar

+ China suspende importações de frutas e peixes de Taiwan

A China realizou os testes como resposta à visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, à ilha, nesta semana. Pequim reivindica Taiwan como parte de seu território, e vê visitas de funcionários de governos estrangeiros como reconhecimento da soberania da ilha. O país havia alertado sobre "medidas resolutas e fortes" se Pelosi prosseguisse com a viagem.

De acordo com o governo japonês, os mísseis caíram na Zona Econômica Exclusiva do Japão em Hateruma, uma ilha ao sul das principais ilhas do Japão, a China nega. De acordo com o país, foram disparados projéteis explosivos de longo alcance, e lançamentos de mísseis convencionais em três áreas diferentes nas águas orientais de Taiwan.

O Ministério da Defesa da ilha disse que rastreou o disparo de mísseis chineses da série Dongfeng, além dos foguetes de longa distância e munições disparadas em ilhas periféricas em Matsu, Wuqiu e Dongyin.

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, criticou os exercícios em um discurso público em vídeo, dizendo que a China "destruiu o status quo e violou nossa soberania" com suas "ações irresponsáveis". Ela exortou a China a ser "razoável e contida".

"Somos calmos e não impulsivos, somos razoáveis -- e não provocativos", disse ela. "Mas também seremos firmes e não recuaremos." Tsai disse que Taiwan está em comunicação com seus aliados para garantir que as coisas não aumentem ainda mais.

* Com informações da Associated Press

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade