Publicidade
Mundo

Parte dos silos do porto de Beirute desabam após incêndio

Nesta semana completa dois anos desde a explosão que destruiu parte da capital do Líbano e deixou mais de 200 mortos

Imagem da noticia Parte dos silos do porto de Beirute desabam após incêndio
Momento em que silos desabam no porto de Beirute, no Líbano
• Atualizado em
Publicidade

Danificados desde a explosão de 2020, parte dos silos de grãos do porto de Beirute desabaram no domingo (31.jul), após semanas de um incêndio que bombeiros não conseguiram controlar. Na 4ª feira (3.ago) completa 2 anos da tragédia que matou mais de 200 pessoas, feriu mais de 6 mil e destruiu quilômetros da capital do Líbano.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo especialistas, o fogo que atingiu os silos foi provocado pelos grãos fermentados ainda dentro deles. O momento do desabamento foi compartilhado nas redes sociais e o barulho relembra a explosão causada por toneladas de nitrato de amônio armazenados inadequadamente.

Investigações sobre o desastre de 4 de agosto de 2020 revelaram que o nitrato de amônio -- material utilizado em fertilizante e altamente explosivo -- havia sido enviado para o Líbano em 2013 e armazenado inadequadamente em um armazém portuário desde então. Altos funcionários políticos e de segurança sabiam de sua presença, mas não fizeram nada.

Quatro ex-funcionários do governo chegaram a ser acusados por homicídio doloso e negligência, mas as investigações estão paradas desde então. Muitos culpam a corrupção e a má administração de longa data do governo libanês pela tragédia.

Relembre a tragédia em reportagem do SBT :

* Com informações da Associated Press

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade