Exército dos EUA prepara estratégia caso líder do Congresso visite Taiwan
Possível viagem de Nancy Pelosi acontece em meio à reivindicação da China pela ilha
O exército dos Estados Unidos está preparando uma estratégia para reforçar a segurança de Taiwan caso a líder do Congresso, Nancy Pelosi, visite a ilha em agosto. Segundo informações da agência Associated Press, equipamentos como caças, navios e câmeras de monitoramento deverão ser utilizados para proteger qualquer movimentação da parlamentar.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O cenário acontece em meio à tensão entre os governos norte-americano e chinês, uma vez que Pequim está novamente reivindicando a ilha, separada em 1949 devido à guerra civil. Após o anúncio da possível visita de Pelosi, por exemplo, autoridades chinesas afirmaram que a ação "minaria a soberania da China e impactaria gravemente as relações diplomáticas".
"Se os Estados Unidos insistirem em seguir o caminho errado, a China tomará medidas resolutas e rigorosas para salvaguardar sua soberania e integridade territorial", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijiang.
+ Rússia condena vereador por denunciar ofensiva na Ucrânia
Desde o início do ano, tropas chinesas têm enviado dezenas de aviões militares à Taiwan para forçar a reunificação das duas regiões. Embora o governo de Joe Biden não conteste abertamente a reivindicação da China a ilha, a gestão afirma estar "completamente comprometida por lei" em garantir que Taiwan possa se defender, o que pode representar um possível envio de suprimentos militares.