Papa Francisco chega ao Canadá para se desculpar com indígenas por abusos
Crianças indígenas sofreram abusos físicos e sexuais em escolas cristãs canadenses
Paulo Sabbadin
O Papa Francisco chegou neste domingo (24.jul) em Edmonton, no Canadá, para pedir desculpas aos povos indígenas pelos abusos cometidos por missionários em escolas residenciais, em um esforço da Igreja Católica para se reconciliar com as comunidades nativas e ajudá-las a curar os traumas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em sua chegada, o Papa foi recebido pelo primeiro-ministro canadense Justin Trudeau e Mary May Simon, primeira indígena a ocupar o cargo de governadora-geral do Canadá. Líderes e anciões indígenas também compareceram e trocaram presentes.
Neste domingo, Francisco não tem compromissos oficiais, e poderá descansar. Na 2ª feira (25.jul), ele deve se reunir com sobreviventes perto de uma antiga escola, em Maskwacis, onde deve apresentar um pedido de desculpas.
A bordo do avião papal, Francisco disse a repórteres que esta era uma "viagem penitencial" e pediu orações em particular pelos idosos e avós.
No entanto, grupos indígenas estão buscando mais do que apenas palavras. Eles querem acesso aos arquivos da igreja para saber o destino das crianças que nunca voltaram para casa das escolas residenciais. Eles também querem justiça para os abusadores, reparações financeiras e a devolução de artefatos indígenas mantidos pelos Museus do Vaticano.
O governo canadense admitiu que o abuso físico e sexual era excessivo nas escolas cristãs financiadas pelo Estado que funcionaram do século 19 até a década de 1970. Cerca de 150 mil crianças indígenas foram retiradas de suas famílias e forçadas a se desfazer da influência de seus lares, línguas e culturas nativas, se inserindo na sociedade cristã do canadense.
O então primeiro-ministro Stephen Harper emitiu um pedido formal de desculpas pelas escolas residenciais em 2008. Como parte de um acordo judicial envolvendo o governo, igrejas e aproximadamente 90 mil estudantes sobreviventes, o Canadá pagou indenizações que totalizaram bilhões de dólares para comunidades indígenas.
A Igreja Católica do Canadá diz que suas dioceses e ordens religiosas forneceram mais de US$ 50 milhões em dinheiro e contribuições em espécie, e esperam adicionar mais US$ 30 milhões nos próximos cinco anos.
*com informações da Associated Press
Leia também: