Vídeo inédito mostra Trump se recusando a dizer "a eleição acabou"
Material foi exibido por comitê que investiga a invasão ao Capitólio e participação do ex-presidente no evento
A comissão do Congresso dos Estados Unidos que investiga a invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021 divulgou um vídeo inédito gravado pelo ex-presidente Donald Trump no dia seguinte ao ataque, no qual ele se recusa a dizer que as eleições haviam acabado. A gravação foi apresentada na 8ª e última audiência do caso, realizado na 5ªfeira (21.jul).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Trump deve ser considerado responsável por ataque ao Capitólio, diz Comitê
Nas imagens, Trump tenta gravar um vídeo no qual ele assume a derrota para o democrata e agora presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. No entanto, o ex-presidente aparece contrariado e interrompe a gravação, contestando alguma das frases escritas por sua equipe. Trump começa o discurso seguindo o script, mas para logo depois de ler a frase " Essa eleição está concluída. O Congresso certificou o resultado". Falando com a filha Ivanka Trump, ele diz: " Eu não quero dizer que a eleição acabou, eu só quero dizer 'O Congresso certificou os resultados sem dizer que a eleição acabou', ok? "
Diante desse e outros fatos apresentados por testemunhas ao longo das audiências, o presidente da comissão, Bennie Thompson, analisou que Trump deve ser considerado responsável pela invasão ao Capitólio. Em seu discurso, ele disse que o ex-presidente "abriu caminho para a anarquia e corrupção" e "deve prestar contas" pela invasão à sede do legislativo norte-americano.
Os investigadores resumiram que, no dia do ataque, Trump acompanhou os eventos "minuto a minuto" e não interviu, mesmo com o apelo de conselheiros e familiares. Com isso, o Comitê o acusou de "ter fracassado no dever" como chefe de Estado.
* Com informações da Associated Press