Brasil

Se deu mal no amigo secreto da firma? Saiba como reagir à situação da melhor forma

Amado por uns e odiado por outros, a brincadeira pode ser tão divertida quanto constrangedora — ainda mais no ambiente corporativo

Imagem da noticia Se deu mal no amigo secreto da firma? Saiba como reagir à situação da melhor forma
Foto: Freepik

O final de ano chegou e, com ele, os preparativos, as confraternizações e as famosas dinâmicas de "amigo secreto". Amado por uns e odiado por outros, a brincadeira pode ser tão divertida quanto constrangedora — ainda mais no ambiente corporativo.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Se você, assim como o cachorro do meme abaixo, teme ganhar um 'kit de sabonete' no amigo secreto da firma ou ser alvo de piadinhas sem graça por parte de seus colegas, fique tranquilo. O SBT News conversou com uma especialista para te ajudar a lidar com essas situações.

Segundo a consultora Karina Moura, especialista em etiqueta e imagem pessoal, receber um presente que não corresponde às suas expectativas pode ser desconfortável, mas a etiqueta ensina que a gratidão é a melhor resposta. Nesses momentos, é importante valorizar o gesto por trás do presente, focando no carinho e na intenção do colega.

"Um sorriso caloroso e um sincero 'obrigada' são fundamentais. Além disso, você pode expressar apreço pela simplicidade ou criatividade do presente, mantendo um tom leve e respeitoso", afirma. "Essa atitude não só preserva a harmonia no ambiente corporativo, mas também demonstra sua maturidade e profissionalismo."

Karina ressalta que, mesmo sendo uma confraternização, ainda se trata de uma situação de trabalho. O humor é uma faca de dois gumes, e, quando se trata de ambiente corporativo, é importante agir com diplomacia.

Quando uma piada ultrapassa os limites do bom senso, o ideal é manter uma postura segura e tranquila. Nesses casos, a especialista orienta a sorrir e, se sentir que a situação permite, fazer um comentário gentil que redirecione a conversa para algo mais positivo.

"Caso a piada seja ofensiva, uma abordagem mais firme, mas ainda educada, pode ser apropriada. Algo como: 'Aprecio o humor, mas prefiro que nossas interações sejam mais respeitosas' pode estabelecer limites sem desrespeitar o ambiente. O importante é manter a compostura e promover um clima respeitoso entre colegas", diz Karina.

Karina destaca, ainda, que um amigo secreto bem-sucedido começa com a consideração pelos gostos e interesses de todos os envolvidos. É importante que os participantes tenham a oportunidade de preencher uma "lista de desejos", com sugestões que podem ajudar a guiar as escolhas dos presentes. Definir um orçamento acessível para todos também é fundamental para evitar constrangimentos.

"Durante o evento, a orientação é manter um clima leve, fomentar a interação e incentivar elogios ao presente de cada um são detalhes que tornam o momento memorável. A chave é promover um ambiente de celebração e amizade, onde o foco está nas relações e não apenas nos presentes", afirma Karina.

Assuntos relacionados

festa
empresa
trabalho

Últimas Notícias