EUA: Comitê investiga ações de Trump durante invasão ao Capitólio
Legisladores realizam, nesta 5ª feira, uma das últimas audiências públicas sobre o caso
SBT Brasil
Na noite desta 5ª feira (21.jul), nos Estados Unidos, todas as atenções estarão voltadas para um único lugar: a sede do legislativo norte-americano, onde deve acontecer uma das últimas audiências públicas do comitê que investiga a invasão ao Capitólio.
Testemunhas vão depor para legisladores e milhares de espectadores, de forma presencial e também gravada, relatando o que viram e ouviram dentro da Casa Branca naquele fatídico 06 de janeiro de 2021, data em que deputados e senadores norte-americanos estavam reunidos para validar o resultado da eleição presidencial passada, até que teve início a invasão.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na audiência desta 5ª feira, o foco do comitê serão os eventos ocorridos na área oeste da Casa Branca, onde fica o escritório do presidente dos EUA, o famoso 'Salão Oval'. Ex-funcionários que trabalhavam neste setor, na administração de Donald Trump, são aguardados para contar o que presenciaram no dia do ataque ao Capitólio. Os legisladores querem saber porque o ex-presidente demorou 3 horas para se pronunciar depois que a invasão já havia começado.
O conteúdo de 2 depoimentos, por vídeo, já foram divulgados pelo comitê. Neles, funcionários afirmam que Trump ficou assistindo à TV, enquanto seus apoiadores atacavam o congresso norte-americano.
Se confirmadas as denúncias, o ex-presidente pode ser julgado por abandono do dever. A investigação final ficará por conta do Departamento de Justiça dos EUA, que pediu ao comitê um relatório com os depoimentos transcritos.
Leia também: