Rishi Sunak segue como favorito para assumir cargo de premiê britânico
Ex-ministro do Tesouro garantiu liderança em mais uma votação do Partido Conservador
Camila Stucaluc
O ex-ministro do Tesouro Rishi Sunak continua como o favorito para substituir Boris Johnson e assumir o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. Em nova votação na 2ª feira (18.jul), o político ampliou a vantagem na disputa, registrando 115 votos dos parlamentares integrantes do Partido Conservador. Na última etapa, o número foi de 88.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Pelas redes sociais, Sunak agradeceu ao apoio e disse que algumas das primeiras ações como premiê seriam a recuperação da economia, a proteção do direito das mulheres e o reforço do apoio político à Ucrânia em meio a invasão russa. "Juntos podemos reconstruir nossa economia e manter o Brexit seguro", escreveu.
Além de Sunak, continuam na disputa a secretária de Comércio Internacional, Penny Mordaunt, (82 votos), a secretária de Relações Exteriores, Liz Truss, (71) e a ex-ministra da Igualdade Kemi Badenoch (58). O presidente da comissão parlamentar de Relações Exteriores, Tom Tugendhat, por sua vez, foi eliminado do processo com 31 votos.
+ Reino Unido suspende linhas ferroviárias devido à alta temperatura
A corrida para substituir Johnson começou em 7 de julho, após o britânico renunciar ao cargo. O novo premiê do Reino Unido será anunciado no dia 5 de setembro e deverá tomar posse automaticamente, uma vez que o Partido Conservador é majoritário na Câmara dos Comuns.