Publicidade
Mundo

Rishi Sunak segue como favorito para assumir cargo de premiê britânico

Ex-ministro do Tesouro garantiu liderança em mais uma votação do Partido Conservador

Imagem da noticia Rishi Sunak segue como favorito para assumir cargo de premiê britânico
Rishi Sunak atuou como ministro do Tesouro britânico de 2020 a 2022 | Reprodução/Twitter
• Atualizado em
Publicidade

O ex-ministro do Tesouro Rishi Sunak continua como o favorito para substituir Boris Johnson e assumir o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. Em nova votação na 2ª feira (18.jul), o político ampliou a vantagem na disputa, registrando 115 votos dos parlamentares integrantes do Partido Conservador. Na última etapa, o número foi de 88.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Pelas redes sociais, Sunak agradeceu ao apoio e disse que algumas das primeiras ações como premiê seriam a recuperação da economia, a proteção do direito das mulheres e o reforço do apoio político à Ucrânia em meio a invasão russa. "Juntos podemos reconstruir nossa economia e manter o Brexit seguro", escreveu.

Além de Sunak, continuam na disputa a secretária de Comércio Internacional, Penny Mordaunt, (82 votos), a secretária de Relações Exteriores, Liz Truss, (71) e a ex-ministra da Igualdade Kemi Badenoch (58). O presidente da comissão parlamentar de Relações Exteriores, Tom Tugendhat, por sua vez, foi eliminado do processo com 31 votos.

+ Reino Unido suspende linhas ferroviárias devido à alta temperatura

A corrida para substituir Johnson começou em 7 de julho, após o britânico renunciar ao cargo. O novo premiê do Reino Unido será anunciado no dia 5 de setembro e deverá tomar posse automaticamente, uma vez que o Partido Conservador é majoritário na Câmara dos Comuns. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade