Publicidade
Mundo

Reino Unido: Rishi Sunak aparece como favorito para substituir Johnson

Ex-ministro do Tesouro conquistou 88 votos no Partido; outros cinco candidatos seguem na disputa

Imagem da noticia Reino Unido: Rishi Sunak aparece como favorito para substituir Johnson
Cargo de primeiro-ministro ficou aberto após a renúncia de Boris Johnson na última 5ª feira (7.jul) | Flickr
• Atualizado em
Publicidade

O Partido Conservador do Reino Unido concluiu a primeira rodada de votação para definir o novo líder do partido e primeiro-ministro britânico, cargos temporariamente ocupados por Boris Johnson. A abertura das urnas foi marcada pelo favoritismo do ex-ministro do Tesouro Rishi Sunak, que conquistou 88 votos para entrar na disputa. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Também continuam na disputa a ministra do Comércio Penny Mordaunt, que garantiu 67 votos, e a secretária de Relações Exteriores Liz Truss (50). Outros nomes que seguem são o do ex-ministro da Igualdade Kemi Badenoch (40), do deputado Tom Tugendhat (37) e da procuradora-geral Suella Braverman (32).

O ex-secretário de Saúde Jeremy Hunt e o chefe do Tesouro Nadhim Zahawi, por outro lado, tiveram que deixar a disputa após não conseguirem atingir a quantidade mínima de 30 votos. No total, 358 deputados participaram do processo, que deve seguir por mais dois meses até que restem apenas dois candidatos.

+ Redes sociais: mais de 16% das publicações distorcem ou negam o Holocausto

O substituto de Johnson, que renunciou ao cargo na última semana, está programado para ser anunciado no dia 5 de setembro e deverá tomar posse automaticamente, uma vez que o Partido Conservador é majoritário na Câmara dos Comuns. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade