EUA: suspeito de tiroteio em Illinois é acusado de sete assassinatos
Jovem de 21 anos poderá pegar prisão perpétua sem possibilidade de liberdade
Camila Stucaluc
O suspeito de provocar um tiroteio no estado de Illinois, nos Estados Unidos, foi acusado por sete assassinatos em primeiro grau. Segundo informado pelo procurador Eric Rinehart, caso Robert E. Crimo III, de 21 anos, seja condenado, ele poderá pegar uma sentença de prisão perpétua obrigatória sem possibilidade de liberdade condicional.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Prevemos mais dezenas de acusações centradas em cada uma das vítimas", disse Rinehart. "No tribunal, buscaremos a sentença máxima contra esse infrator. Não porque buscamos vingança, mas porque a justiça e o processo de cura exigem isso", completou.
Robert E. foi detido a cerca de oito quilômetros do local do tiroteio e algumas horas depois que as autoridades compartilharam uma foto dele e do veículo que estaria usando. Em pronunciamento, policiais afirmaram que ainda não foi estabelecido um motivo para o jovem realizar o ataque no Highland Park.
Além das sete vítimas, ao menos outras 30 pessoas ficaram feridas. Na tarde de 3ª feira (5.jul), a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, visitou o local do tiroteio e defendeu a suspensão da política de acesso às armas no país.
"Temos que ser mais espertos como país, em termos de quem tem acesso a quê e, em particular, armas de assalto. E temos que levar essas coisas a sério. Toda a nação deve ter um nível de empatia para entender que isso pode acontecer em qualquer lugar, em qualquer comunidade amante da paz. Precisamos parar com essa violência", disse ela.
+ Tribunal de El Salvador condena jovem a 50 anos de prisão por aborto
O ataque em Illinois acontece cerca de um mês após o atentado na escola primária Robb Elementary School, em Uvalde, no Texas. Na data, o atirador entrou no local e disparou contra alunos e funcionários, matando duas professoras e 19 crianças. No total, desde o início do ano, mais de 350 tiroteios em massa já foram registrados nos Estados Unidos.