Publicidade
Mundo

Otan deve assinar hoje protocolos de adesão da Finlândia e Suécia

Marco sinaliza o avanço da expansão da aliança militar no leste europeu

Imagem da noticia Otan deve assinar hoje protocolos de adesão da Finlândia e Suécia
Após assinados, os documentos deverão ser ratificados pelos 30 parlamentares dos países-membros da entidade | Reprodução/Twitter
• Atualizado em
Publicidade

Os membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) devem assinar, nesta 3ª feira (5.jul), os protocolos de adesão da Finlândia e Suécia. Ambos os países concluíram as negociações e acordos para integrar a aliança militar na última semana, uma formalidade solicitada pelo governo da Turquia. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Após assinados, os documentos deverão ser ratificados pelos 30 parlamentares dos países-membros da entidade. Apesar de levar algum tempo, o secretário-geral da entidade, Jens Stoltenberg, afirmou esperar que o processo não seja demorado, uma vez que os aliados estão prontos para a adesão.

"Acabamos de concluir uma reunião histórica, tornando nossa Aliança transatlântica maior, mais forte e mais segura. Os líderes concordaram em convidar a Finlândia e a Suécia para participar da Otan; uma mudança fundamental em nossa dissuasão e defesa; um novo Conceito Estratégico; e mais apoio para a Ucrânia", disse Stoltenberg.

+ Otan vai aumentar presença militar na fronteira com a Rússia

+ Rússia vê adesão da Suécia e Finlândia à Otan como "desestabilizadora"

Evitar a expansão da Otan no leste europeu foi um dos principais motivos para a invasão russa na Ucrânia. Apesar de não expressar preocupação, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou que se contingentes e infraestruturas militares fossem mobilizados para as fronteiras, o país seria "obrigado a responder de forma simétrica".

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade