Otan deve assinar hoje protocolos de adesão da Finlândia e Suécia
Marco sinaliza o avanço da expansão da aliança militar no leste europeu
Camila Stucaluc
Os membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) devem assinar, nesta 3ª feira (5.jul), os protocolos de adesão da Finlândia e Suécia. Ambos os países concluíram as negociações e acordos para integrar a aliança militar na última semana, uma formalidade solicitada pelo governo da Turquia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Após assinados, os documentos deverão ser ratificados pelos 30 parlamentares dos países-membros da entidade. Apesar de levar algum tempo, o secretário-geral da entidade, Jens Stoltenberg, afirmou esperar que o processo não seja demorado, uma vez que os aliados estão prontos para a adesão.
"Acabamos de concluir uma reunião histórica, tornando nossa Aliança transatlântica maior, mais forte e mais segura. Os líderes concordaram em convidar a Finlândia e a Suécia para participar da Otan; uma mudança fundamental em nossa dissuasão e defesa; um novo Conceito Estratégico; e mais apoio para a Ucrânia", disse Stoltenberg.
+ Otan vai aumentar presença militar na fronteira com a Rússia
+ Rússia vê adesão da Suécia e Finlândia à Otan como "desestabilizadora"
Evitar a expansão da Otan no leste europeu foi um dos principais motivos para a invasão russa na Ucrânia. Apesar de não expressar preocupação, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou que se contingentes e infraestruturas militares fossem mobilizados para as fronteiras, o país seria "obrigado a responder de forma simétrica".