Aprovação da Suprema Corte nos EUA cai 9% após decisão contra aborto
Reversão foi quase inteiramente entre os democratas, que apoiam o procedimento
Um levantamento realizado pela Reuters/Ipsos, divulgado na 3ª feira (28.jun), mostrou que a maioria dos norte-americanos expressa uma opinião negativa em relação à Suprema Corte dos Estados Unidos. Segundo os dados, 57% da população possui uma visão desfavorável, enquanto 43% expressam confiança nas decisões da Casa.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O resultado aponta para um aumento de quase 10% de desaprovação, quando, no início de junho, o percentual chegava a 48%. No geral, as opiniões mudaram depois que a Suprema Corte decidiu anular a jurisprudência Roe vs. Wade, de 1973, que garantia o acesso ao aborto legal no país. Com isso, espera-se que 23 dos 50 estados criminalizem o procedimento.
A reversão da aprovação foi quase inteiramente entre os democratas, muitas vezes mais favoráveis aos direitos ao aborto do que os republicanos. No total, 60% dos democratas disseram ter uma visão menos favorável da Suprema Corte do que seis meses atrás, em comparação com 23% dos republicanos.
+ Aborto nos EUA: Empresas anunciam que vão custear viagens para funcionárias
Após a decisão da Corte, o presidente Joe Biden afirmou que continuará buscando "soluções" para revogar o parecer. Segundo ele, a vida das mulheres está em perigo e foi uma atitude extrema dos parlamentares. "Tão extrema que as mulheres e meninas serão forçadas a terem o filho de seu estuprador", disse.