EUA vão reduzir o nível de nicotina nos cigarros tradicionais
FDA quer estabelecer um nível máximo de nicotina nos cigarros para reduzir número de fumantes no país
SBT News
Os Estados Unidos planejam reduzir a quantidade de nicotina nos cigarros tradicionais. A intenção do governo é reduzir o uso, o vício e a morte de jovens no país.
"A cada ano, 480.000 pessoas morrem prematuramente de uma doença atribuída ao tabagismo, tornando o uso do tabaco a principal causa de doenças e mortes evitáveis ??nos Estados Unidos. Além disso, o uso do tabaco custa cerca de US$ 300 bilhões por ano em assistência médica direta e perda de produtividade.", disse a Food and Drug Administration (FDA, órgão equivalente à Anvisa), em comunicado divulgado na última 3ªfeira (21.jun).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com a agência de saúde, uma proposta seria emitida para comentários públicos em maio de 2023, mas a própria agência não dá datas de quando a regra poderia entrar em vigor.
A FDA alega que um padrão na quantidade de nicotina pode fazer com que mais de 33 milhões de pessoas deixem de fumar, reduzindo a taxa de tabagismo de 12,5% para apenas 1,4%.
"A nicotina é poderosamente viciante", disse o Comissário da FDA Robert M. Califf. "Fazer cigarros e outros produtos de tabaco queimado minimamente viciantes ou não viciantes ajudaria a salvar vidas. O US Surgeon General relatou que 87% dos fumantes adultos começam a fumar antes dos 18 anos, e cerca de dois terços dos fumantes diários adultos começaram a fumar diariamente aos 18 anos de idade. Reduzir os níveis de nicotina para níveis minimamente viciantes ou não viciantes diminuiria a probabilidade de futuras gerações de jovens se tornarem viciados em cigarros e ajudaria mais fumantes viciados a parar de fumar."