Portugal emprestará coração de D.Pedro I para os 200 anos da Independência do Brasil
Transporte do órgão, que está na cidade de Porto, será feito por um avião da Força Aérea Brasileira
A Câmara Municipal de Porto, em Portugal, autorizou que o coração de Dom Pedro I viaje para o Brasil, onde será exibido como parte das comemorações do bicentenário da independência do país.
+ Museu do Ipiranga será reaberto em 2022, afirma governo paulista
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A decisão foi anunciada pelo presidente da Câmara, Rui Moreira, na 4ªfeira (22.jun), após parecer favorável do Instituto de Medicina Legal do Porto.
"É com enorme honra que anuncio que autorizo que o coração de D. Pedro IV, de Portugal, e Primeiro Imperador do Brasil, seja trasladado para o Brasil, em datas a acertar entre o meu gabinete e o Palácio Itamaraty. Sendo que esta autorização, e por minha decisão, será ainda assim validada pelo Executivo Municipal", afirmou
Ainda segundo Moreira, por tratar-se de uma relíquia de 187 anos, foi necessário a perícia do IML, que autorizou a viagem "mediante a exigência de um transporte em ambiente pressurizado"
O transporte será feito por um avião da FAB (Força Aérea Brasileira). O governo brasileiro também deverá apresentar um conjunto de garantias legais ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, "pois será exigido um compromisso de estado entre os dois países irmãos", sublinhou Rui Moreira, frisando que a data deverá ainda ser acertada com o governo brasileiro.
O que Dom Pedro I fez pelo Brasil?
Dom Pedro I ou Dom Pedro IV foi o primeiro imperador do Brasil que manteve seu cargo no país entre 1822 e 1831 e rei de Portugal e Algarves entre março e maio de 1826 e, depois foi regente de Portugal entre 1832 e 1834.
Dom Pedro I se destacou sendo líder do movimento de independência do país, com apoio da elite, que defendia maior autonomia do Brasil em relação a Portugal.
A partir de 9 de janeiro de 1822, no evento conhecido por Dia do Fico, quando D. Pedro I anunciou sua permanência no país após parte das elites o convencerem a ficar no Brasil, o processo de hostilidade e ruptura entre Brasil e Portugal aumentou, até degringolar no processo de ruptura definitiva em 7 de setembro, ocorrido na cidade de São Paulo, próximo ao Riacho do Ipiranga.
Celebrações dos 200 anos
As comemorações da independência do Brasil, em 7 de setembro, também devem contar com a presença do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
Em 2022 completa 200 anos desde a declaração da independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. Vários eventos estão previstos, como a reabertura do Museu Paulista ou Museu do Ipiranga, que será reaberto a partir do aniversário da data histórica.