Conferência de biodiversidade da ONU deve ser mudada para o Canadá
Após quatro adiamentos na China, por causa da política covid-zero, organização pretende mudar a sede
A próxima conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre biodoversidade, chamada de COP15, deve ocorrer no Canadá, em dezembro deste ano. A mudança se dá por conta da política covid-zero adotada pelo governo chinês, país onde estava previsto para acontecer a reunião.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Neste encontro, os 195 países vão finalizar um acordo para interromper e reverter danos ao meio ambiente.
O anúncio oficial ainda não foi aconteceu, mas cúpula da ONU está prevista entre os dias 5 e 17 de dezembro, em Montreal, uma das principais cidades do Canadá.
Mais um atraso
Desde seu anúncio, a COP 15 já foi adiada pelo menos quatro vezes, por diversas situações relacionadas principalmente com a pandemia da covid-19.
A primeira conversa prévia aconteceu apenas em março deste ano em Genebra, capital da Suíça. A primeira versão do acordo incluía a meta de preservar 30% da terra e dos oceanos até 2030.
No entanto, está questão tem sido um problema para países mais pobres, que precisam de ajuda financeira para cumprir este objetivo.
Novo encontro
Nesta semana, serão feitas novas negociações em Nairóbi, capital da Quênia, para que seja selado um novo direcionamento para definição de novas datas.
*Estagiário sob supervisão de Cido Coelho
Leia mais: