Publicidade
Mundo

Unicef aponta recorde de 37 milhões de crianças deslocadas no mundo

Número é resultado de conflitos prolongados e impactos das mudanças climáticas

Imagem da noticia Unicef aponta recorde de 37 milhões de crianças deslocadas no mundo
Número de crianças deslocadas em 2021 é o mais alto desde a Segunda Guerra Mundial | Jean-Claude Wenga/Unicef
• Atualizado em
Publicidade

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) informou que o número de crianças deslocadas no mundo atingiu recorde em 2021. No total, 37 milhões de menores foram forçados a se deslocar devido a conflitos militares, violência e outras crises, resultando no número mais alto registrado desde a Segunda Guerra Mundial.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo os dados, foram contabilizados 13,7 milhões de crianças refugiadas e requerentes de asilo, enquanto 22,8 milhões estão deslocadas internamente dos países. A cifra, no entanto, pode ser muito maior, uma vez que não estão incluídas no levantamento as crianças deslocadas por desastres naturais ou pela invasão russa na Ucrânia.

"Não podemos ignorar as evidências: o número de crianças deslocadas por conflitos e crises está crescendo rapidamente e é nossa responsabilidade protegê-las", afirmou a diretora-executiva do Unicef, Catherine Russell, acrescentando que o total de menores deslocados aumentou 2,2 milhões apenas no ano passado.

Para ela, a cifra é resultado direto de crises contínuas, incluindo conflitos agudos e prolongados, como no Afeganistão, e fragilidade em países como a República Democrática do Congo ou o Iêmen - todos agravados pelos impactos destrutivos das mudanças climáticas.

+ Ucranianos lideram pedidos de asilo em países da União Europeia

"Espero que esse número alarmante leve os governos a impedir que as crianças sejam deslocadas e quando forem deslocadas, espero que os governos garantam o acesso à educação, proteção e a outros serviços essenciais que apoiem o bem-estar e desenvolvimento dessas crianças agora e no futuro", disse Russell.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade