Ex-chefe do cartel de Cali, Rodríguez Orejuela morre em prisão nos EUA
Arqui-inimigo de Pablo Escobar, Orejuela estava preso desde 2004
Giovanna Colossi
O narcotraficante colombiano Gilberto Rodríguez Orejuela, ex-líder do poderoso cartel de Cali, e 'arqui-inimigo" de Pablo Escobar, morreu em uma prisão norte-americana, confirmou na quarta-feira (2.jun) o advogado de defesa. Ele tinha 83 anos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Ficamos muito tristes ao saber de sua morte na noite passada. Nossos pensamentos e orações estão com sua família neste momento", disse o advogado David Markus à Associated Press, sem especificar a causa da morte.
Orejuela enfrentou câncer de próstata e cólon, no entanto, durante a pandemia ele alegou ter a saúde cada vez mais frágil e pediu libertação antecipada por motivos humanitários, o que foi negado em 2020 por um juiz federal.
Capturado na Colômbia em 1995 e extraditado para os Estados Unidos em 2004, ele cumpria uma pena de 30 anos na prisão Butnert, na Carolina do Norte.
"Deus tem alguém novo com quem jogar xadrez", disse Markus sobre Rodríguez, conhecido como "El Ajedrecista" pela inteligência, letalidade dos movimentos no tráfico de drogas e pelas estratégias engenhosas que usou para conduzir os negócios.
De mensageiro em uma farmácia, Rodríguez Orejuela tornou-se um dos principais líderes do narcotráfico na Colômbia. Ele e o irmão Miguel dominavam todo o mercado de cocaína em Nova York (EUA) e na Europa, e na Colômbia tinham uma força econômica que lhes permitia ingressar nos altos níveis da política, conseguindo controlar 80% dos entorpecentes que eram exportados nos anos 1980 e parte dos anos 1990.
+ Banco do Brasil libera crédito pessoal pelo WhatsApp
Rodríguez Orejuela nasceu em Mariquita, 175 quilômetros a noroeste de Bogotá, em 31 de janeiro de 1939. Tomou as rédeas da família desde cedo. Do casamento com Mariela Mondragón nasceram Fernando, Jaime, Humberto e Alexandra. Jorge Alberto veio de um relacionamento extraconjugal com Nelly Herrera.
Ele teve outro relacionamento com Miriam Ramírez Librero. Poucos dias antes de ser extraditado da Colômbia para os Estados Unidos, em dezembro de 2004, Orejuela casou-se com Miriam para que as autoridades norte-americanas lhe concedessem um visto para visitá-lo.
Em 1970 Rodríguez Orejuela montou o primeiro boticário a partir do qual, anos mais tarde, seria formada uma grande rede de farmácias conhecida como Drogas La Rebaja.
Isso antes de liderar uma gangue conhecida como "Los Chemas" que foi responsabilizada pelo sequestro dos estrangeiros Hermann Buff, secretário da embaixada suíça, e José Stresale, filho do cônsul suíço em Cali.
* Com informações da Associated Press