Publicidade
Mundo

Consumo de tabaco causa mais de 8 milhões de mortes por ano, alerta OMS

Químicos responsáveis pela fabricação do produto também impactam no meio ambiente

Imagem da noticia Consumo de tabaco causa mais de 8 milhões de mortes por ano, alerta OMS
Segundo a OMS, há mais 7 mil produtos químicos liberados no ambiente com o uso de um único cigarro | Divulgação
• Atualizado em
Publicidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, nesta 3ª feira (31.mai), que o consumo do tabaco provoca mais de 8 milhões de mortes por ano em todo o mundo. Além de ser uma ameaça à saúde humana, a indústria também é uma das mais poluentes, deixando montanhas de resíduos no ar e influenciando no aquecimento global.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo a OMS, o setor causar um desmatamento generalizado, com a derrubada de mais de 600 milhões de árvores para a fabricação do produto. O cenário também influencia no desvio de água em países pobres e no despejo de resíduos plásticos e químicos. Além disso, mais de 84 milhões de toneladas métricas de CO2 são emitidas na atmosfera.

Outra preocupação são os micro plásticos contidos dentro das pontas de cigarro que contém lixo tóxico. É estimado que cada um dos 4,5 trilhões de bitucas que vão parar nos oceanos e calçadas a cada ano pode contaminar 100 litros de água. Produtos como tabaco sem fumaça e cigarros eletrônicos também contribuem significativamente para o acúmulo global de poluição.

+ Saúde investiga dois casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil

"Há mais 7 mil produtos químicos liberados no ambiente com o uso de um único cigarro e pelo menos 700 são conhecidos por causar câncer em humanos e animais. Não só o tabaco mata 8 milhões de pessoas todos os anos, como a indústria deixa um longo rastro de destruição no meio ambiente muito antes de os produtos serem vendidos", ressaltou a OMS.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade