Terremoto de magnitude 6,2 é registrado no Timor Leste e Austrália
Abalo ocorreu a uma profundidade de 49 km na ponta leste da ilha de Timor; não há registro de vítimas
Um terremoto de magnitude 6,2 na escala Richter foi registrado em regiões do Timor Leste, Indonésia e Austrália na manhã desta 6ª feira (27.mai). De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o abalo ocorreu a uma profundidade de 49 km na ponta leste da ilha de Timor.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O tremor foi sentido na capital de Timor Leste, Dili, e com mais intensidade no leste da ilha e também na cidade australiana de Darwin, onde o abalo durou cerca de 30 segundos. O Departamento de Meteorologia local informou, no entanto, que não há ameaça de tsunami para a Austrália.
We?ve detected an #earthquake with a preliminary magnitude of 6.4 at 11.36am local time (12:06pm Darwin time) in the Timor Region. Did you feel it? Complete a felt report at https://t.co/c9M3aKxQQi pic.twitter.com/yZD98CMsG1
? Geoscience Australia (@GeoscienceAus) May 27, 2022
Já na Indonésia, o terremoto provocou pânico e fez uma parte da população deixar os edifícios no sudoeste do arquipélago das ilhas Molucas, segundo a agência nacional de gestão de situações de emergência. Até o momento, não há registro de vítimas em nenhum dos três locais.
Timor Leste e a vizinha Indonésia atravessam o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona sismicamente ativa onde diferentes placas na crosta terrestre se encontram e criam um grande número de terremotos e vulcões. Em dezembro de 2021, por exemplo, um tremor de magnitude 7,3 abalou os territórios, atingindo 170 km abaixo da terra no Mar da Banda.
Leia também
+ Exército russo bombardeia região de Dnipro, no centro da Ucrânia
+ Japão anuncia reabertura de fronteiras para turismo a partir de junho
+ Fabricar chips é "questão de segurança nacional" para os Estados Unidos