Escócia oferece 50 mil libras para famílias irem para ilhas isoladas
Arquipélagos são considerados os mais belos do mundo; programa tem a intenção de povoar os locais
Um programa do governo escoces está oferecendo 50 mil libras - cerca de R$300 mil - para famílias, principalmente jovens, que queiram habitar as ilhas mais remotas. O programa tem como objetivo aumentar o número populacional e alavancar os índices de desenvolvimento econômico e social da região.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As autoridades do governo ofereceram o valor para 100 pessoas, somando o total aos cofres públicos escoceses a 5 milhões de libras. Em entrevista a revista Times, o representante do parlamento escoces, Alasdair Allan relatou a importância do projeto e as dificuldade de povoamento
"Qualquer coisa que possamos reverter as tendências de despovoamento devem ser incentivadas" declarou Allan.
Mesmo com opiniões como a de Allan, o cenário político local se encontra dividido. Muitas autoridades locais acham oportunismo e dizem privilegiar apenas uma parte da população, não a Ilha como um todo. É o caso do parlamentar democrata Lian McArthur, que alertou sobre os perigos do programa.
"O título proposto para as ilhas deve beneficiar apenas uma pequena minoria. Também tem o potencial de abrir divisões em vez de atacar as causas profundas do despovoamento nas comunidades insulares", disse ele.
Apesar de dividir opiniões, muitas pessoas se identificaram com os locais e já se inscreveram no programa. Das várias ilhas escocesas, muitas delas são consideradas as mais bonitas do mundo. E você? Se inscreveria?
Leia também
+ Primeiro paciente humano recebe vírus que mata tumores cancerígenos
+ Anitta é nova sócia de indústria de proteínas vegetais
+ Boris Johnson assume "total responsabilidade" por festas em gabinete