Total de deslocados no mundo atinge recorde de 59,1 milhões em 2021
Cenário é provocado, principalmente, por conflitos armados e desastres naturais
O número de deslocados internamente nos países atingiu recorde em 2021, com 59,1 milhões. Os dados, publicados pela Organização das Nações Unidas (ONU), apontam que grande parte do cenário foi provocado por conflitos armados e desastres naturais, como chuvas e seca, fazendo com que 38 milhões de pessoas deixassem suas casas durante o período.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A China lidera o grupo de países com maior número de deslocados (mais de 6 milhões), seguida por Índia (4,9 milhões) e Filipinas (5,6 milhões). O Brasil está em 9º lugar do ranking global de deslocados por desastres naturais, com mais de 449 mil pessoas que deixaram os lares no ano passado.
Segundo o levantamento, as enchentes no país geraram 91% do total de deslocados, sendo que 170 mil foram registrados no que é considerado o dezembro mais úmido dos últimos 15 anos. A situação no estado da Bahia vem descrita no documento pelos deslocamentos em massa e por mais de 4,6 mil casas destruídas que levaram vários municípios a decretar emergência.
+ Abandono escolar no ensino médio da rede pública chega a 5% em 2021
A previsão é que 2022 tenha um novo recorde de deslocados em meio a movimentações em massa na Ucrânia, devido à ofensiva russa. A situação já desalojou mais de 8 milhões de pessoas no país desde 24 de fevereiro, enquanto mais de 6,3 milhões de civis buscam refúgio além das fronteiras.