Publicidade
Mundo

"A supremacia branca é um veneno", diz Biden em visita a Buffalo

Na cidade onde 10 pessoas morreram assassinadas por um atirador branco, presidente afirmou que o mal não vencerá

Imagem da noticia "A supremacia branca é um veneno", diz Biden em visita a Buffalo
Biden
• Atualizado em
Publicidade

Nova York -- Acompanhado da primeira-dama Jill, Joe Biden chegou à cidade de Buffalo, no estado de Nova York, ainda na manhã desta 3ª feira (17.mai). O presidente americano colocou coroas de flores no local transformado em memorial e logo em seguida teve um encontro com os familiares das dez pessosas que perderarm a vida no atentado do último sábado (14.mai). "O que aconteceu aqui é terrorismo simples e direto. Terrorismo. Terrorismo doméstico. Inflição de violência a serviço do ódio e uma sede viciosa de poder que define um grupo de pessoas como sendo inerentemente inferior a qualquer outro grupo. Odeio que, através da mídia e da política, a internet tenha radicalizado, irritado, alienado, perdido e isolado indivíduos a acreditarem falsamente que serão substituídos", disse o presidente americano ao comentar o fato que aconteceu no último sábado.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Naquele dia, Payton Gendron, de 18 anos, disparou várias vezes, primeiro no estacionamento do supermercado, e depois no interior da loja. Ele vestia roupas militares, capacete balístico e tinha uma câmera acoplada ao corpo que transmitia tudo ao vivo. O atirador foi preso sem direito à fiança e pode ser condenado à prisão perpétua. Segundo a polícia, o rapaz de etnia branca planejou o crime e foi motivado por ódio racial já que o local escolhido para o massacre é um bairro de população negra. "Jill e eu trazemos esta mensagem do fundo da alma de nossa nação. Na América, o mal não vencerá, eu prometo a você. O ódio não prevalecerá. E a supremacia branca não terá a última palavra. Pois o mal veio a Buffalo. Chegou a muitos lugares manifestando-se em pistoleiros que massacraram pessoas inocentes em nome de uma ideologia odiosa e perversa, enraizada no medo e no racismo. Demorou muito", afirmou. 

Joe Biden ainda disse que a supremacia branca é um veneno. "É um veneno correndo. É realmente. Percorrendo nosso corpo político e foi permitido apodrecer e crescer bem na frente de nossos olhos. Não mais. Quero dizer, não mais. Precisamos dizer, com a maior clareza e força possível, que a ideologia da supremacia branca não tem lugar nos Estados Unidos."

"Somos a nação mais multirracial e dinâmica da história do mundo. Agora é a hora de pessoas de todas as raças, de todas as origens, se manifestarem como maioria na América para rejeitar a supremacia branca. Essas ações que vimos nesses ataques cheios de ódio representam os pontos de vista de uma minoria odiosa. Não podemos permitir que distorçam a América, a verdadeira América. Não podemos permitir que destruam a alma da nação", disse Biden que defende há anos -- desde a época em que era senador -- um controle maior da venda de armas no país.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade