EUA devem remover 5 grupos da lista de organizações terroristas
Revisão leva em consideração se os grupos ainda estão ativos, e se cometeram atos terroristas nos últimos 5 anos
Os Estados Unidos devem retirar cinco grupos extremistas de sua lista de organizações terroristas estrangeiras. A reclassificação dessas organizações deve acontecer já na próxima semana, informou o Departamento de Estado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As revisões levam em consideração se os grupos designados ainda estão ativos, se cometeram atos terroristas nos cinco anos anteriores e se a remoção ou retenção da lista seria de interesse da segurança nacional dos EUA.
De acordo com a lei que criou a lista, o secretário de Estado pode remover grupos que julgar que não se enquadram mais nos critérios.
As organizações que serão retiradas são o grupo separatista basco ETA, o culto japonês Aum Shinrikyo, o grupo radical judeu Kahane Kach e dois grupos islâmicos que têm atuado em Israel, nos territórios palestinos e no Egito.
Segundo o secretário de Estado, Antony Blinken, a razão geral para as remoções é idêntica em cada um dos casos: "Revogar as designações de FTO (organizações terroristas estrangeiras) garante que nossas sanções contra o terrorismo permaneçam atuais e críveis e não reflete nenhuma mudança na política em relação às atividades anteriores de qualquer uma dessas organizações"
Embora os grupos estejam inativos, a decisão é politicamente sensível para o governo Biden e os países em que as organizações atuam, e pode gerar críticas de vítimas e seus familiares que ainda lidam com a perda de entes queridos.
*Com informações da Associated Press