UE anuncia suspensão do uso obrigatório de máscaras em aeroportos
Decisão foi tomada diante do avanço das flexibilizações sanitárias e da maior cobertura vacinal
SBT News
A União Europeia informou, nesta 4ª feira (11.mai), que irá suspender o uso obrigatório de máscaras em aeroportos e voos em países pertencentes ao bloco. A atualização do protocolo de segurança sanitária vem em meio ao aumento da cobertura vacinal contra a covid-19 e deve entrar em vigor na próxima 2ª feira (16.mai).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em nota, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA, na sigla em inglês), explica que as regras relativas ao item de proteção continuarão a variar mediante os protocolos das companhias aéreas. O uso da máscara, no entanto, continua recomendado para passageiros vulneráveis, como idosos e imunossuprimidos.
"Para os passageiros e tripulações aéreas, este é um grande passo em frente na normalização das viagens aéreas", disse Patrick Ky, diretor executivo da EASA. Ele ressaltou ainda que, embora os riscos se mantenham, as intervenções e vacinas permitiram que "as vidas na Europa começassem a voltar ao normal".
+ OMS registra 348 casos de hepatite aguda desconhecida em 20 países
A flexibilização da medida sanitária surge no momento em que diversos estados-membros estão suspendendo o uso obrigatório do item de proteção. Segundo os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, cerca de 325 milhões de pessoas na União Europeia estão totalmente vacinadas contra a covid-19 e aproximadamente 230 milhões receberam a dose de reforço.