Confronto em prisão no Equador deixa 44 detentos mortos
Briga entre duas gangues rivais teria motivado motim
Um confronto entre duas gangues rivais deixou 44 mortos em uma prisão de Equador. Ao menos 220 detentos escaparam durante a confusão, 112 foram recapturados, segundo autoridades. O motim ocorreu um pouco mais de um mês depois que um outro motim resultou em 20 mortes.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O ministro do Interior, Patricio Carrillo, disse que uma das gangues deixou as celas para atacar a outra, começando a matança. Carrillo disse que a maioria dos corpos no local mostrou evidências de ferimentos a faca e ofereceu ajuda aos parentes para transportar os corpos.
O ministro disse ainda que armas de fogo, explosivos e outras armas foram encontradas depois que as equipes da polícia conseguiram retomar o controle da prisão. Alguns detentos foram transferidos para outras prisões. Os dois supostos líderes das gangues rivais serão transferidos para prisões de segurança máxima.
O grupo de direitos humanos Anistia Internacional informou em março que pelo menos 316 prisioneiros morreram em confrontos em prisões equatorianas em 2020, incluindo 119 que morreram durante um motim em setembro daquele ano.
*Com informações da Associated Press