Mais da metade dos adultos europeus sofrem com obesidade ou sobrepeso
Segundo OMS, condição está entre as principais causas de mortes no continente
SBT News
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que obesidade e sobrepeso estão entre as principais causas de óbito no continente europeu, gerando mais de 1,2 milhão de mortes por ano. Cerca de 60% dos adultos no continente foram diagnosticados com alguma das duas condições.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Além dos adultos, uma a cada três crianças também está acima do peso, o que é muito preocupante por desencadear doenças não transmissíveis, tendo relação com 200 mil casos de câncer, problemas cardiovasculares e diabetes tipo 2.
A OMS informou que nenhum dos 53 países do continente caminha em direção a meta de travar a taxa de obesidade programada para o ano de 2025. Ainda segundo a Organização, mudanças desfavoráveis ocorreram após a pandemia de Covid-19.
Durante o período de restrição, as pessoas ficaram mais suscetíveis a uma má alimentação e realizaram menos exercícios físicos, fator que piora ainda mais a condição dos que são afetados pelos problemas.
Na avaliação do diretor da OMS Europa, Hans Kluge, é preciso a "promoção de investimentos e de inovação em saúde, além do desenvolvimento de sistemas de saúde mais fortes e resilientes" sugere.
O relatório da organização recomenda que algumas medidas sejam adotadas para combater o avanço dessa "epidemia de obesidade" no continente, com intervenções fiscais, aumentando impostos sobre bebidas com açúcar, dando subsídio para acesso a alimentos saudáveis, restringindo o marketing de alimentos infantis não nutritivos, entre outras.
Leia também:
+ Crianças são esfaqueadas em escola no Rio
+ Anvisa estuda flexibilização de normas sanitárias nos voos domésticos