"Todas as formas de abuso são inaceitáveis", afirma Papa Francisco
Pontífice lamentou sofrimento das vítimas e pediu novas iniciativas para a proteção dos fiéis
SBT News
O Papa Francisco voltou a comentar sobre as formas de abuso e disse que todas elas são inaceitáveis. A declaração do pontífice foi feita nesta 6ª feira (29.abr), no Vaticano, durante reunião com membros da Comissão para a Tutela dos Menores.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O abuso, em todas as suas formas, é inaceitável. O abuso sexual de crianças é particularmente grave porque ofende a vida em seu florescimento. Em vez de florescer, a pessoa abusada é ferida, às vezes de forma indelével", disse Francisco.
Ele também comentou sobre uma carta que recebeu de um pai, cujo filho foi abusado e não saiu de casa por muitos anos. Durante as conversas, o pontífice reforçou que "as pessoas abusadas, às vezes se sentem presas entre a vida e a morte" e que essa é "uma realidade que não podemos promover".
Para auxiliar na contenção de casos, o Papa pediu que os membros da Comissão preparem um relatório sobre as iniciativas da Igreja para a proteção de menores e adultos vulneráveis. Apesar das ocorrências de abuso registrarem declínio nos últimos anos, Francisco assegurou que ainda há progressos para serem cumpridos.
+ Papa Francisco: sofro do que era chamado de "mal de freira"
"Isso pode ser difícil no início, mas peço-lhes que comecem por onde for necessário, a fim de fornecer um relatório confiável sobre o que está acontecendo e o que precisa mudar. Este relatório será um fator de transparência e responsabilidade e - espero - dará uma indicação clara de nosso progresso neste compromisso", explicou.