Macron e Le Pen participam de debate decisivo para 2º turno
A quatro dias das eleições, candidatos à presidência da França detalham planos de governo
SBT News
O presidente e candidato francês Emmanuel Macron enfrenta, nesta quarta-feira (20.abr), a política de extrema-direita Marine Le Pen em um debate decisivo para o segundo turno das eleições no país. A apenas quatro dias da votação, ambos os políticos detalharão, a partir das 16h (horário de Brasília), medidas sobre poder de compra, segurança, política internacional, meio ambiente, educação e outros temas de interesse público.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Embora Macron, que promove um governo social-liberal, lidere por 12 pontos, de acordo com a última média de pesquisas Steria, apenas 69% dos franceses afirmam ter certeza que irão votar no político, incluindo cerca de 6 em cada 10 franceses que votaram no esquerdista Jean-Luc Mélenchon durante o primeiro turno. De acordo com o levantamento, cerca de um terço dos eleitores do candidato se opõem tanto a Macron quanto a Le Pen
O debate será transmitido por uma emissora de televisão. Isso vai possibilitar que parte da população certifique a escolha da futura liderança do país. O segundo e último dia de votações está marcado para domingo (24.abr).
+ Macron e Le Pen disputam votos de uma França dividida
Apesar de positiva, a projeção aponta uma possível perda de terreno de Macron em relação às eleições de 2017, quando ambos os candidatos disputaram pelo cargo. Naquele ano, o atual presidente derrotou Le Pen por 66% a 34% dos votos válidos, o que foi considerado uma vitória com ampla vantagem. Este ano, no entanto, Macron terminou o primeiro turno do pleito com 27,8% dos votos, enquanto Le Pen conquistou 23,2%.