Países latino-americanos e caribenhos se reúnem no Chile sobre acordo ambiental
Conferência das Partes (COP) do Acordo Escazú será o primeiro encontro ambiental na região
Começa nesta quarta-feira (20.abr), a Conferência das Partes (COP) do Acordo Escazú, no Chile. A primeira COP ambiental da região será aberta pelo recém-eleito presidente do Chile, Gabriel Boric.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Primeiro tratado com cláusulas específicas para a promoção e proteção das pessoas que defendem o meio ambiente na América Latina e no Caribe, o Acordo de Escazú foi firmado em 2018, na Costa Rica, entrou em vigor 22 de abril de 2021. Até o momento, o tratado foi assinado por 24 países, incluindo o Brasil, e ratificado por 12 deles. Esses últimos são: Antígua e Barbuda, Argentina, Bolívia, Equador, Guiana, México, Nicarágua, Panamá, São Vicente e Granadinas, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia e Uruguai.
O encontro, que vai até sexta-feira (22.abr), reunirá pela primeira vez autoridades e representantes oficiais dos países que já fazem parte do primeiro tratado ambiental da região e de outros que estão em processo de ser, que revisarão o estado da implementação do Acordo e avançarão em sua operacionalização.