Famílias russa e ucraniana serão levadas para a Via Sacra
Segundo Vaticano, o caminho da Cruz de Jesus está "entrelaçado com os caminhos dolorosos da Ucrânia
Uma família ucraniana e uma família russa farão a meditação na 13ª estação da Via Sacra -- Jesus morre na cruz --, na 6ª feira (15.abr), segundo anúcio feito pelo Vaticano. Todas as meditações foram confiadas, neste ano, a famílias ligadas a comunidades católicas e associações de voluntariado e assistência.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com o Vaticano, o caminho da Cruz de Jesus, atualmente, está "entrelaçado com os caminhos dolorosos da Ucrânia, onde as imagens arrepiantes de corpos sem vida e o drama de pessoas em fuga testemunham os horrores da guerra". Neste ano, a Via Sacra voltará a ser realizada no Coliseu, em Roma; em 2020 e 2021, por causa da pandemia, ocorreu na Praça de São Pedro.
A família ucraniana que participará na 6ª feira é a da enfermeira Irina, do Centro de Cuidados Paliativos Juntos no cuidado da Fundação Hospital Universitário Campus Bio-Medico, em Roma. Já a russa é a da estudante Albina, do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Campus Bio-Medico University. Irina e Albina são amigas.
Para a primeira, "não se pode nem mesmo imaginar quantos laços familiares existem entre os povos da Ucrânia e da Rússia: há muitos russos vivendo na Ucrânia e há muitos ucranianos vivendo na Rússia". "É uma tragédia que afeta os dois povos. Estou certo de que nem o povo russo nem o povo ucraniano querem esta guerra. Todo povo gostaria de uma vida normal", completou.
Ainda segundo ela, "são dois países irmãos" e "em um futuro muito curto, a amizade e o amor entre esses dois povos serão demonstrados mais de uma vez". Na Via Sacra, rezará pela paz, pela Ucrânia e por seus parentes. Albina, por sua vez, diz que o conflito arma está destruindo os russos e ucranianos "construíram entre tantos sacrifícios". Ela espera que a paz retorne, sobretudo, entre as duas nações. Na 6ª, afirma, rezará "de todo o coração pela paz, por todos os seres humanos, por todos os que sofrem e pelas pessoas que perderam a vida sem poder ter seus entes queridos ao lado".
Veja também: