Alemanha fecha maior mercado darknet do mundo
Especializado em tráfico de drogas, "Hydra Market" lucrou 1,23 bilhão de euros em 2020
SBT News
A Alemanha fechou o maior mercado de darknet do mundo nesta 3ªfeira (5.abr). Conhecida como "Hydra Market", o mercado é especializado em tráfico de drogas e teve vendas de pelo menos 1,23 bilhão de euros em 2020.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Investigações em conjunto com autoridades dos Estados Unidos levaram promotores de Frankfurt a apreenderem os servidores do serviço que estavam no país. Eles também apreenderam bitcoins no valor de 23 milhões de euros.
O Departamento do Tesouro dos EUA também anunciou na 3ª que estava sancionando a Hydra, bem como uma casa de câmbio virtual, Garantex, que opera fora da Rússia. O departamento disse que ambas as entidades foram usadas para ajudar a financiar as atividades de gangues de ransomware.
A plataforma Hydra estava ativa pelo menos desde 2015, disseram promotores alemães. Acrescentaram que, além de drogas ilícitas, foram colocados à venda documentos falsificados, dados interceptados e "serviços digitais". Eles disseram que tinha cerca de 17 milhões de contas de clientes registrados e mais de 19 mil vendedores registrados.
A empresa de pesquisa de crimes cibernéticos Elliptic disse que a Hydra facilitou mais de US$ 5 bilhões em transações de bitcoin desde 2015, recebendo um impulso após o fechamento de um concorrente importante em 2017.