Primeiro surdo a ganhar o Oscar como ator, Troy Kotsur emociona em discurso
Atuação em "No Ritmo do Coração" garantiu a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante ao americano
Cleide Klock
O ator americano Troy Kotsur, de 53 anos, acaba de fazer história no momento mais emocionante, até agora, na cerimônia do Oscar. Ele o primeiro ator deficiente auditivo a ganhar a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante. Troy agradeceu Sian Heder, diretora de "No Ritmo do Coração" por ter dado holofotes às pessoas com deficiência auditiva.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Kotsur fez um discurso emocionante na língua de sinais e dedicou o prêmio a todas as pessoas que têm algum tipo de deficiência.
O ator ganhou destaque no papel de Frank Rossi e já era o grande favorito na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por ter levado os principais prêmios da temporada. Ele disputou a estatueta com Ciarán Hinds ("Belfast"), Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee ("Ataque dos Cães'') e J.K. Simmons ("Apresentando os Ricardos").
Kotsur, que tem mais de duas décadas de carreira no cinema, já havia feito história mesmo antes da festa já que pela primeira vez um ator surdo foi indicado ao Oscar.
Coincidentemente, no filme a esposa do personagem de Kotsur é interpretada por Marlee Matlin, primeira e única atriz surda a ganhar o Oscar de Melhor Atriz, em 1987, por "Filhos do Silêncio".
Leia também: