Polônia expulsa 45 diplomatas russos suspeitos de espionagem
Governo afirma que eles usavam status diplomático para atuarem como oficiais de inteligência da Rússia
SBT News
A Polônia ordenou a expulsão de 45 diplomatas russos que estavam no país. Segundo o governo, eles estavam usam o status diplomático, mas eram, na verdade, oficiais de inteligência da Rússia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A Agência de Segurança Interna da Polônia disse que pediu ao Ministério das Relações Exteriores que remova urgentemente os russos, que foram descritos como um perigo para a segurança do país.
"São pessoas que. operam usando seu status diplomático, mas na realidade realizam atividades de inteligência contra a Polônia", disse Stanislaw Zaryn, porta-voz de segurança do Estado.
O embaixador russo na Polônia, Sergei Andreev. foi convocado ao Ministério das Relações Exteriores e foi informado da expulsão de 45 funcionários da embaixada e da missão comercial da Rússia no país. Os russos precisam deixar a Polônia em cinco dias, com exceção de um em particular, que por ser considerado perigoso, precisar partir em 48 horas.
Andreev, que não está entre os expulsos, criticou a decisão, dizendo que os diplomatas "estavam realizando atividades diplomáticas e comerciais normais". Ele disse ainda que a Rússia tem o direito de responder de forma recíproca.
Leia também: